domingo, 15 de novembro de 2009

A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ATLETA

Para o atleta um corpo perfeito e uma mente rápida e eficaz são de uma importância fundamental. Alcançar resultados é o essencial, afinal são eles que trazem patrocínios e dinheiro para os dirigentes, essa é a questão do vencer a qualquer custo, vencer é tudo e mais um pouco. Muitos atletas convivem muito bem com essa situação de vencer sempre, com as cobranças do treinador, da família e da torcida. Mas muitos não convivem tão bem assim com as pressões sofridas. Com isso muitos entram em um conflito muito grande, em parar para pensar se isso é realmente o que querem, pois não se sentem felizes. Então muitos entram em depressão, se envolvem com drogas e tentam até o suicídio, por causa da enorme pressão por qual eles passam (CHAUI, 2003).

A filosofia então busca ajudar esses atletas a refletir e pensar sobre a vida e se é realmente essa vida de ser um atleta é o que querem. Por outro lado, ela contribui para o trabalho em equipe, buscando a evolução constante do atleta, visando à ética e a moral. Assim também, ela busca com que os atletas pensem em valores que irão criar dentro do esporte e serem vencedores não só dentro de campo, mais também na vida (op. cit.).

Com estas questões em mente, estabelecemos três regras básicas que deverão melhorar o trabalho em equipe:

1º - PRAZER: Se divertir em primeiro lugar;

2º - DETERMINAÇÃO: Se esforçar ao máximo e dar sempre o melhor de si;

3º - “FAIR PLAY”: Ter espírito esportivo e saber ganhar e perder com classe.

“E quanto a vencer, a melhor receita para conquistar vitórias é ter prazer no que se está fazendo e ter determinação para alcançar seus objetivos (op. cit.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário